Mundo das Ciências

Más notícias para quem gosta de café e tem dores de cabeça

Posted on: 19/08/2009

amantes de caféQuem é nunca experimentou tomar um café com uma casca de limão para acalmar as dores de cabeça? No entanto, um estudo dirigido por uma equipa de investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU) revela más notícias para os viciados em cafeína que costumam ter dores de cabeça.


A investigação, recentemente publicada no «Journal of Headache and Pain», explica que quem consome grandes quantidades de café tem mais probabilidades de sofrer de enxaquecas e dores de cabeça do que quem toma pouca cafeína.

 

Knut Hagen, líder do estudo e cientista da Faculdade de Medicina da NTNU, refere que a descoberta ainda não revela as razões para tal acontecer, porque geralmente, a ingestão desta bebida, em poucas quantidades, pode ajudar quem sofre de dores de cabeça crónicas – a partir de 14 por mês.

Os resultados foram observados após recolherem questionários de 50.483 pessoas para uma pesquisa sobre vários tópicos relacionados com saúde – Nord-Trøndelag Health Survey (HUNT 2), entre 1995-1997.

A cafeína é o estimulante mais consumido no mundo e é uma bebida já bem conhecida pelos seus efeitos positivos e negativos. Se estes investigadores relacionam o excesso de consumo com este tipo de mal-estar; outros consideram exactamente o oposto.

A Organização Mundial de Saúde reconhece as enxaquecas como a 19ª incapacidade no ranking de constrangimentos de saúde, baseada numa medida chamada «Anos vividos com incapacidades»e reconhece este problema como uma inconveniência social, especialmente em horário de trabalho.

Estudo HUNT 

 

Café ingerido em pequenas doses pode ajudar a diminuir dores de cabeça

Café ingerido em pequenas doses pode ajudar a diminuir dores de cabeça

 Este é um assunto de grande interesse para quem vive em países escandinavos, já que são grandes consumidores de cafeína, já que bebem em média 400 miligramas de café por dia – o que representa o dobro em relação a outros países da Europa e nos Estados Unidos. Contudo, é preciso ter em conta que depende igualmente do tipo de café (mais ou menos forte).

O estudo HUNT é bastante relevante, pois é realizado em grande escala, mas no que toca à ingestão de café ainda não se pode estabelecer uma relação causa-efeito. Mas, os investigadores da universidade norueguesa descobriram que 18 por cento dos indivíduos assolados por dores de cabeça frequentes e que bebem muito café têm mais dores do que aqueles que têm o mesmo problema e consomem menos.”

in Ciência Hoje

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Diversos

Blog Stats

  • 29,473 hits
%d bloggers like this: