Mundo das Ciências

Primeiro “Netbook” livre, solar e biodegradável

Posted on: 15/05/2009

iUnika Gyy é o primeiro «netbook» livre, solar e biodegradável
:: 2009-05-14 

pc solar

 iUnika Gyy é o primeiro portátil alimentado a energia solar

Uma dupla de espanhóis apresentou o primeiro computador de software livre, alimentado a energia solar e totalmente biodegradável, e que custará 130 euros. O computador que é feito na China com baixos custos de produção, e cujo software é desenvolvido em Madrid, estará à venda em finais do próximo mês de Junho em 15 mil pontos de venda em todo o mundo.

O iUnika Gyy tem um ecrã de oito polegadas (resolução de 800×480), pesa 700 gramas, tem rato táctil, processador Ingenic de arquitectura Mips de 400MHz, 128 MB de memória RAM (extensível a 512 MB), um disco duro de 1 GB, que pode ir até aos 64GB com cartão SD, tem três portas USB, conectividade ADSL, Wi-Fi, CDMA e GPRS, 10/100 LAN Ethernet, tem o Linux como sistema operativo e está disponível em 12 idiomas.

O computador espanhol tem quatro modelos, um simples, um solar, um outro equipado com Sistema Global para Comunicações Móveis (GMS) e o modelo GMS solar. Todos os modelos são biodegradáveis graças à “carcaça” feita de produtos totalmente naturais, como a farinha de milho e a celulose, que deram origem a uma espécie de bioplástico, que aguenta até aos 85 graus centígrados.

O empresário madrileno, Ángel Blázquez, e o presidente da Fundação para o Conhecimento Livre, Pablo Machón, foram os responsáveis pela criação do portátil iUnika Gyy e afirmam que os seus produtos são “especiais” e que serão sempre “biodegradáveis” e que “nenhum funcionará com programas privados e pagos”.

Dois dos portáteis (modelos solar e GSM solar) carregam-se com uma placa aplicada no dorso do computador. “Demoram entre cinco e sete horas a carregar. Fizemos muitos testes, mas nunca obtivemos o mesmo resultado. Depende do sol, do ângulo… A boa notícia é que se mantém. Ao contrário de um computador normal, alimenta-se enquanto o utilizador está a trabalhar, sem cabos”, afirmaram os criadores do iUnika Gyy.

Se o futuro comprador do portátil biodegradável quiser adquirir o cartão GSM, que permite a ligação à Internet, tem de adquirir o cartão de memória à parte, o que faz aumentar o custo do computador de 130 para 180 euros.

in Ciência Hoje

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Diversos

Blog Stats

  • 29,473 hits
%d bloggers like this: